sábado, 21 de fevereiro de 2009

Nossas Raízes
(Criado em 01 de Julho de 2005)
Edição 65ª Ano 03







Editorial
Amigos e Familiares, mais uma vez nosso jornalzinho chega trazendo notícias, dos últimos acontecimentos, com intenção de integrar familiares e amigos de perto e de longe. Eis que chegou o mês de fevereiro e já estamos em pleno carnaval, e,tempo em que no Brasil , se esquece de tudo e ,para para curtir os dias de Momo, deixando os seus problemas, crises, desemprego,enfim tudo de ruim,e... cai na folia! Isso é Incrível??? Hoje em Recife, aconteceu o desfile do Galo da Madrugada, o maior do mundo, que abriu oficilamente o carnaval de Pernambuco,e, foi um grande sucesso! (Foto à esquerda do meu irmão Magno Maranhão, que dia 11/03, completará os seus 60 anos)
Participei da revista do CEN -Portugal/Brasil ,com um poema,se desejarem lê-lo, é só acessar :
http://www.caestamosnos.org/Carnaval/O_Melhor_Carnaval_da_Minha_Vida.htmlestamosnos.org/Carnaval/
O_Melhor_Carnaval_da_Minha_Vida.html
Esse é o perfil do povo brasileiro, que sofre o ano inteiro, e se esbalda no carnaval!
Portanto um feliz carnaval a todos vocês! Lembrem-se que o mês de março, está pertinho e, começa tudo de novo, volta às aulas, final das férias,etc! (Foto acima à direita dos nubentes Rosângela com o José Manuel Miranda)
E, aproveito para parabenizar todas as Mulheres Maravilhosas e Admiráveis , e, em especial as minhas amigas e familiares, pelo dia 08 de março, Dia internacional da Mulher!!
O Brasil após o carnaval, iniciará o ano de 2009 pra valer!!! Os fãs do Sport Club do Recife, vibrando e torcendo pelo nosso time na Libertadores! Sucesso!!
Mas, não fiquem triste, pois teremos muitos feriadões pela frente!!
Isso é o nosso querido e alegre Brasil!!!



Curiosidades sobre o Carnaval (Pesquisa Google)
A origem do carnaval é um assunto controverso.
Alguns historiadores associam o começo das festas carnavalescas aos cultos feitos pelos antigos para louvar boas colheitas agrárias, dez mil anos antes de Cristo.
Já outros dizem que seu início teria acontecido mais tarde, no Egito, em homenagem à deusa Ísis e ao Touro Apis, com danças, festas e pessoas mascaradas.
Há quem atribua o início do carnaval aos gregos que festejavam a celebração da volta da primavera e aos cultos ao Deus Dionísio.
E outros ainda falam da Roma Antiga com seus bacanais, saturnais e lupercais em honra aos deuses Baco, Saturno e Pã.
Uma coisa, porém é comum a todos: o carnaval tem sua história, como todas as grandes festas, ligada a fenômenos astronômicos ou da natureza.
O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.
A palavra carnaval também apresenta diversas versões e não há unanimidade entre os estudiosos.

Há quem defenda que o termo carnaval deriva de carne vale (adeus carne!) ou de carne levamen (supressão da carne).
Esta interpretação da origem etimológica da palavra remete-nos ao início do período da Quaresma que era, em sua origem, não apenas um período de reflexão espiritual como também uma época de privação de certos alimentos, dentre eles, o a carne.
Outra interpretação para a etimologia da palavra é a de que esta derive de currus navalis, expressão anterior ao Cristianismo e que significa carro naval.
Esta interpretação baseia-se nas diversões próprias do começo da primavera, com cortejos marítimos ou carros alegóricos em forma de barco, tanto na Grécia como em Roma.
No Brasil, o carnaval era chamado de Entrudo por influência dos portugueses que trouxeram, em 1723, brincadeiras e festejos carnavalescos.

Muitos atribuem o início do nosso carnaval à celebração feita pelo povo para comemorar a chegada da Família Real.
As pessoas saíram comemorando pelas ruas com música, usando máscaras e fantasias.
Podemos apresentar como fatos marcantes dentro da história do carnaval brasileiro os seguintes:
Os carros alegóricos chegam em 1786, por ocasião do casamento de Dom João com Carlota Joaquina.
Por volta de 1846, houve um acontecimento que revolucionou o carnaval carioca : o aparecimento do Zé Pereira (tocador de bumbo).
O Zé Pereira deixou como sucessores a cuíca, o tamborim, o reco-reco, o pandeiro e a frigideira, instrumentos que acompanhavam os blocos de 'sujos' e que hoje animam as nossas escolas de samba.
Até o aparecimento das primeiras escolas de samba, os cortejos carnavalescos das chamadas "sociedades" (clubes ou agremiações que, com suas alegorias e sátiras ao governo) predominavam no carnaval carioca.
O primeiro clube a desfilar, em 1855, chamava-se Congresso das Sumidades Carnavalescas.
O Rei Momo é considerado o dono do Carnaval, é quem comanda a folia. Possui uma personalidade zombeteira, delirante e sarcástica. Vindo da mitologia grega, ele é filho do sono e da noite, e acabou expulso do Olimpo - morada dos deuses - porque tinha como diversão ridicularizar as outras divindades.
O Carnaval brasileiro tem registros da presença do Rei Momo desde 1933 no Rio de Janeiro.
O jornal 'A Noite' representou o rei zombeteiro em forma de um boneco de papelão.
O boneco desfilou pelo centro da cidade, foi coroado e a partir daí sempre abria o Carnaval do Rio de Janeiro.
O jornal decidiu, depois disso, colocar um rei representado por uma figura humana e elegeram um redator do jornal para ser coroado como Rei Momo.

O redator só deixou de participar da folia após seu falecimento.
A partir disso, a escolha do rei do Carnaval foi feita por entidades carnavalescas e jornalísticas, porque a presença do rei havia virado tradição entre os foliões.
Hoje existe concurso para a escolha do Rei Momo em vários Estados do país.
Para participação do certame é preciso ser muito simpático e esbanjar alegria, além de pesar no mínimo 120 quilos. Esta última exigência vem sendo abandonada nos últimos anos, considerando-se os problemas de saúde causados pela obesidade.


Acontece..Aconteceu..fique por dentro

1-Em Janeiro nasceu Luísa, filha da cirurgiã Ana Gabriela Martins, do Hospital Português. Prima do jornalista João Alberto.(Foto da mãe e filha à direita)

2- Em 09/02- Faleceu a esposa de Carlinhos Dias Fernandes, primo do meu marido , filho de Maury e sobrinho do Marcinho. Lamentamos muito!

3- No dia 28/02- Acontecerá o casamento de Tereza e Gustavo, ela é médica e neta de Maria José e do médico Gilvan Caldas , eles inovaram e , não colocaram nome das famílias. Será na Madre Deus às 19:30 horas,e a recepção Leda Dourado em Dois Irmãos. Felicidades!

4-Dia 19/02- Nasceu na Maternidade do Hospital Português, Álvaro Vinícius, filho da Vivianne e do Álvaro Travassos, neto do João Dias. A família de ambos os lados compareceu em peso para conhecer o mais novo membro. (Foto à esquerda, da mamãe com o seu filho).

5- Minha sobrinha Ana Carolina Maranhão e,seu marido Isnaldo Souza com seus filhos Ítalo e Iana, foram passar o carnaval no antigo Gavoa- Igarassu-PE, no flat da Grácia Bártholo..

6- Meu pai Francisco Maranhão, folião de 84 anos, acompanhou o bloco Canabrava, do Sindicato dos Policiais Civis-PE no dia 20/02. Chegou super alegre!!

7-Dia 19/02- A prima Zorilda Catanho Bezerra, recebeu familiares em sua casa de praia em Pontas de Pedras, em Goiana-PE, entre eles os tios Lourdinha e Antonio Quintino.(Foto à esquerda da agronoma Cacau Catanho Lyra, no dia do seu niver, com a sua tia Zorilda)
8- Dia 21/02- O cardiologista Alberto Nicodemus, com sua Angela, também médica, reuniram amigos em sua casa de Aldeia para comemorar os aniversários de seus filhos Laíse Elisabeth e Nicodemus Neto. Parabéns!!

9- Parabéns à reumatologista Angela Duarte, chefe do Depto do HC-Ufpe, pela ótima entrevista na Tv Globo, sobre Lupus, por conta do caso da brasileira na Suiça.(Foto dela à direita)
10- Dia 05/02- João Dias e Eu oferecemos um jantar íntimo à Marilde ,mulher do meu sobrinho Juan Pablo Maranhão Santana em noso apto no Rosarinho. Foi legal!!
11-Dia 15/02- João Dias e Eu oferecemos almoço a minha irmã Ana Zoraide Maranhão, no restaurante Novo Varanda, pelo seu aniversário dia 13/02,, conosco estavam o filho caçula dela Almir Santana JR e, também o seu neto Ítalo Souza. Foi animado!!(Foto dela conosco, à esquerda em brinde).

12- Quem esteve internado no hospital Português , mas, já está bem e, em casa foi o Bartolomeu Cavalcanti Melo, contou com carinho da família ,e em especial da sua dedicada mulher, Fátima. Saúde!!

13- Quem está internada há 22 dias no hospital São Salvador, em Olinda, com problemas de angina é a prima Mércia Soares Moura, filha da tia Maninha, Analgasina; ela irá colocar um estenter após o carnaval!!Sucesso!!

14- Eduardo , neto da prima Dorinha Aguiar, filho da Amélia e Lula Medeiros, foi acidentando na moto, por um carro com o motorista bêbado,e,está internado no Hospital Português, e, será operado da perna dia 24/02! Deus lhe proteja!

15-A prima Manuela , filha do Tavares Filho com Andrea, e neta da tia MelitaTavares, comemrou seu niver no Janga,na cas da mãe dela. (Foto dela à direita com a avó Melita)

16- Quem também esteve internada no hospital Albert Sabin foi a senhora Maria José Lins, mãe da amiga Lindalva Melo,e, da falecida Carminha Lins. Melhoras!!

17- Dia 04/03- Casamento da prima Rosângela Aguiar Oliveira com o português José Manuel Miranda. Os padrinhos são seu filho Hugo e a amiga Vilma Granjeiro!!Por enquanto estão curtinto sua casa de praia em Itamaracá-PE. Parabéns e muitas Felicidades!!

18- No dia 22/02- Paulo Lins, diretor do Patrimônio da Câmara de Vereadores de Recife, comemora seu aniversário ao lado de amigos e familiares, recebe com a sua Edivânia. Parabéns!!

19- Meu irmão Éfrem Maranhão, sua mulher Gisélle e a Bárbara Lins, filha dela, estão curtindo o carnaval , no seu Flat na praia de Muro Alto-PE. Bom descanso!

20- Os primos Romildo e sua Vitória Souza, recebem nesse carnaval, em sua casa de praia em Porto de Galinhas-PE, sua mana Cecinha , e todos os outros que pintarem por lá, até nós iremos se o tempo deixar!!

21- O garoto Victor, filho da amiga Edna Safira e do militar-PM-PE Freitas, foi operado em Garanhuns de adenóide ,mas, passa bem já está em casa ,e comemororaram o niver do caçula Eduardo. Sucesso!!

22- As tias Melita Tavares, Maura Coutinho e Nilva Aguiar, estão curtindo o carnaval na casa de praia da filha de tia Melita, a Zazá(Aexalgina) e do marido Arimatéa Rocha, em Itamaracá-PE. Legal!!

23- O primo Pedro Henrique , filho do primo Marinho Filho e Mayra, em Vitória-ES, ele é neto da tia Maura Coutinho, comemoru seu niver com amigos (Foto dele com a sua irmã Cecília à direita)

24- A fisioterapeuta Aurinete Percínio, sua mãe Anita , sua tia Luíza e sua mana Ailza , passando carnaval no seu flat no antigo Hotel Gavoa. Aproveitem!!

25- A médica Sissi Reis Murer, que reside na Holanda, seguiu nesse carnaval para Áustria, morrendo de frio, para assistir da cerimônia de casamento do seu enteado, filho do Peter. Boa Festa !!!
26- Dia 28/02- Wagninho, seguirá para Portugal, passará 6 meses fazendo especialização, ele é filho da prima Fátima Lima , e neto da tia Dida Lins. Boa Viagem!!
27- O primo Admilton Melo, passou carnaval, curtindo passeios em seu barco , no antigo Hotel Gavoa , onde possui dois excelentes flats. Legal!!

28- Dia 19/02- Aconteceu e foi um sucesso no Clube Português do Recife, o 19º Baile do Bloco Pupilas Dilatadas, o maior sucesso e já se firmando como uma tradição nas prévias do carnaval, dirigido pelos médicos Marcelo Ventura e Ronald Cavalcanti , donos dos hospitais: Hope e Esperança. Parabéns!!

29-Dia 25/02- Aniversário de casamento, 09 anos, dos meus sobrinhos Juan Pablo e Marilde Maranhão Santana, seu filho Juan, está feliz da vida. Irão comemorar a dois!! Parabéns! Que Deus os abençoe!!(Foto do casal a esquerda).


Aniversariantes de Fevereiro (Continuação)

1- Dia 16/02- Aniversário do Oficial da Marinha Ademar Lago, marido da prima Solange Souza Lago filha de tia Lourdinha e tio Antonio Souza (Rio de Janeiro)

2- Dia 16/02- Aniversário do primo João Vitor Fernandes, filho de Tavares Filho,neto de tia Melita ( Jaboatão dos Guararapes)

3- Dia 17/02- Aniversário da senhorita Carol, filha dos engenheiros Celinha e Sueldo Melo, neta do Bartolomeu Melo (Recife)

4- Dia 18/02- Aniversário do primo dentista designer André Nóbrega Jr, filho de Salomé e neto da tia Adá , Adalgasina Melo (Recife)

5- Dia 18/02-Aniversário da Kátia Aguiar, mulher do primo Iran, nora de tia Nilva (Olinda)

6- Dia 19/02- Aniversário da prima educadora Zorilda Catanho Bezerra (Recife)
7-Dia 19/02- Aniversário do primo executivo Antonio José, filho da prima Dorinha Aguiar e Alde Barreto

8-Dia 19/02- Aniversário do engenherio Frederico Bastos, marido da a rquiteta Lilyane , genro da Amyrthes e Astor Moraes Rego, (Recife)

9- Dia 19/02- Aniversário de morte do tio dentista José Moreira de Aguiar Filho, tio Zé, pai da prima Lourdinha e marido da tia Tavinha (1994)

10-Dia 20/02- Aniversário de morte da tia Adelaide Aguiar Brito, tia Menininha,mãe dos primos Fernando e Luís Henrique.(1994)

11-Dia 20/02- Aniversário da executiva Fernanda Marinho, mulher do contador Paulo Marinho (Paulista)

12- Dia 20/02- Aniversário do urologista Joaquim Norões, HC- Ufpe ( Recife)

13- Dia 21/02- Aniversário da escritora e pintora Mª Carmem Sobral, irmão do João Alberto , Du Carmo e Marcelo Sobral.

14- Dia 21/02-Aniversário da amiga Lúcia Oliveira Pinto, mulher do Felipe Pinto( Recife)

15- Dia 22/02- Aniversário do primo Felipe, filho do advogado Antonio Quintino Souza Filho, neto de tia Lourdinha Souza (Rio de Janeiro)

16-Dia 22/02- Aniversário da advogada Simone Costa Lima, mãe de meus sobrinhos: Magno, Tácio e Bruna (Rio de Janeiro)

17- Dia 23/02- Aniversário de contador Almir Damasceno de Santana, pai de meus sobrinhos: Juan Pablo, Ana Carolina e Almir Jr (Recife)

18- Dia 23/02- Aniversário da executiva Mª da Conceição Lima -PCR (Recife)

19- Dia 23/02- Aniversário da prima gestora de escola , Analgasina Soares Guedes,Zininha, filha da Mércia e Augusto Moura, e neta da tia Maninha, Analgasina Soares (Olinda)(Foto dela à esquerda)

20- Dia 23/02- Aniversário de 70 anos do primo advogado Geraldo de Aguiar Soares, filho da tia Maninha, Analgasina Soares (São Paulo)(Foto dele acima)

21- Dia 26/02- Aniversário do primo comerciante José Leonel Tavares, filho da tia Melita Tavares (Olinda)

22- Dia 26/02- Aniversário do físico Leonardo, filho de Fátima e Bartolomeu Melo (Brasília)

Aniversariantes de Março

1- Dia 01/03- Aniversário do bancário Ulysses Souza, marido da amiga educadora Socorro (São Luís)
2- Dia 02/03- Aniversário da escritora Márcia Gama (Recife)(Foto dela à direita)
3- Dia 03/03- Aniversário do executivo Arlindo Farias (Grupo Farias)

4-Dia 04/02- Aniversário da educadora Lúcia Lucena (Recife)

5- Dia 05/03- Aniversário da minha sobrinha bióloga Ana Carolina Maranhão Santana , filha da mana pedagoga Ana Zoraide com Almir Santana (Cupira)(Foto dela à esquerda)

6- Dia 05/03- Aniversário do Marseden Dias Fernandes, marido da Sonia (Jaboatão dos Guararapes)

7- Dia 05/03- Aniversário do Josias, marido da biomédica Margarida Silveira, CEAME (Recife)

8-Dia 05/03- Aniversário do Carlos Leite, escritor e presidente do CEN (Portugal)

9- Dia 05/03- Aniversário da prima Keila ,filha de Fátima Souza com Fernando (Recife)

10-Dia 07/03- Aniversário do endocrinologista Paulo Carneiro (Recife)

11- Dia 08/03- Aniversário do ginecologista José Remígio Neto , HC- Ufpe (Recife)

12- Dia 10/03- Aniversário do advogado Sindaçucar Renato Cunha (Recife)

13- Dia 11/03- Aniversário 60 anos do mano Magno Maranhão,Gestor Universitário (Rio de Janeiro)

14- Dia 11/03- Aniversário do primo educador Nonato Aguiar Oliveira,irmão da Rosângela (Paulista)Foto delel à esquerda)

15- Dia 11/03- Aniversário do oftalmologista Roberto Galvão Filho (Recife)

16- Dia 13/03- Aniversário do primo dentista e artista plástico Romildo Souza, filho da falecida tia Zezinha Aguiar Souza (Jaboatão dos Guararapes)(Foto dele com a Vitória à direita)

17- Dia 13/03- Aniversário da amiga Sílvia Martins (Minas Gerais)

18- Dia 13/03- Aniversário de Thiago, filho dos engenheiros Celinha e Sueldo Melo, neto de Bartolomeu Melo (Recife)

19-Dia 13/03- Seria aniversário natalício da tia Nilza de Melo Aguiar, mulher do tio Bosco Aguiar , mãe da Niéjda Aguiar.

20- Dia 13/03- Aniversário da cantora Vera Costa (Recife)

21- Dia 14/03- Aniversário da prima educadora Angela D ´Angelo, filha da tia Maura Coutinho (Recife)

22- Dia 15/03- Aniversário do meu sobrinho mestre e doutorando de Administração na FGV, Éfrem de Aguiar Maranhão Filho, do meu mano com a bióloga Grácia Bártholo (São Paulo)(Foto dele à direita)

23- Dia 15/03- Aniversário do primo Hugo,concluinte em Direito, filho da Rosângela Aguiar Oliveira ( Olinda)

24- Dia 16/03- Aniversário do dentista Felipe Souza, filho do primo Romildo e Vitória Souza (Jaboatão dos Guararapes)(Foto dela à esquerda)

25- Dia 17/03-Aniversário da ginecologista Márly Ludmer, filha do falecido ginecologista Luiz Luterman (Recife)

26- Dia 18/03- Aniversário do João Alberto Martins Sobral , jornalista e Colunista Social do Diário de Pernambuco (Recife)(Foto dele acima)

27- Dia 18/03-Aniversário da neurologista Fátima Griz, mulher do endocrinilogista Luiz Griz (Recife)

28- Dia 18/03- Aniversário do dermatologista Élcio Lima, do HC- Ufpe (Recife)

29- Dia 18/03- Aniversário do executivo Sereu Catão, marido da prima Mª Helena Catão, filha da Carmelita Rezende e neta da tia Dida Lins.(Recife)
(Parabéns aos Aniversariantes! Deus os abençoe!!)


Piadas

1-Colaboração da Rosângela Aguiar
SÓ UMA MORDIDINHA !
Um cara vê uma mulher com uma bunda torneada saltar do ônibus. Corre na direção dela, chega bem perto e pergunta:
- Deixaria eu dar umas mordidinhas na sua bunda por R$ 50,00?
- Você deve estar maluco - diz a moça.
- E por R$ 500,00 você deixaria?
- Olha, não me leve a mal, mas não sou desse tipo de mulher.
De olho no volume do traseiro espetacular, ele insiste:
- Por R$ 5.000 ,00 você deixaria eu morder essa bunda maravilhosa?
A mulher hesita, pensa um pouco e entrega os pontos:
- Tudo bem, por R$ 5.000,00 eu topo.
- Então, vamos até aquele motel logo ali adiante.
Ela levanta a saia, tira a calcinha, fica de quatro e libera tudo pro cara.
O sujeito beija, passa as mãos, encosta a cabeça, lambe, dá uns chupões e nada de morder. Até que a mulher, já subindo pelas paredes, perde a paciência e pergunta:
- E aí, cara, vai morder ou não?
- Eu não!!!!... É muito caro!!!!


2-Colaboração da Irone Covolan

UMA QUESTÃO DE PRIORIDADE
Uma senhora bem idosa estava no convés de
Um navio de cruzeiro segurando seu chapéu firmemente
Com as duas mãos para não ser levado pelo Vento.

Um cavalheiro se aproxima e diz:
- Me perdoe, senhora...não pretendo incomodar,
Mas a senhora já notou que o Vento está levantando bem alto o seu vestido?
- Já, sim, mas é que eu preciso de ambas as mãos para
Segurar o chapéu.
- Mas, senhora....a senhora deve saber que suas partes íntimas
estão sendo expostas! - disse o cavalheiro.
A senhora olhou para baixo, depois para cima, e respondeu:
- Cavalheiro, qualquer coisa que o Sr. Esteja vendo aqui embaixo tem 85 anos.
O chapéu eu comprei ontem!


3-Colaboração da Simone Aguiar

Advogada e o surdo-Mudo!!!!!
Um chefão da Máfia descobriu que seu contador havia desviado dez milhões de dólares do caixa.
O contador era surdo-mudo.
Por isto fora admitido, pois nada poderia ouvir e, em caso de um eventual processo, não poderia depor como testemunha.
Quando o chefão foi dar um arrocho nele sobre os US$ 10 milhões,levou junto sua advogada, que sabia a linguagem de sinais dos surdos-mudos.
O chefão perguntou ao contador:
- Onde estão os U$10 milhões que você levou?
A advogada, usando a linguagem dos sinais, transmitiu a pergunta aocontador, que logo respondeu (em sinais):
- Eu não sei do que vocês estão falando.
A advogada traduziu para o chefão:
- Ele disse não saber do que se trata.
O mafioso sacou uma pistola 45 e encostou-a na testa do contador, gritando:
- Pergunte a ele de novo.A advogada, sinalizando, disse ao infeliz:
- Ele vai te matar se você não contar onde está o dinheiro.
O contador sinalizou em resposta:
- OK, vocês venceram, o dinheiro está numa mala de mão marrom de couro, que está enterrada no quintal da casa de meu primo Enzo, no nº 400, da Rua 26, quadra 8, no bairro Santa Marta!
O mafioso perguntou para advogada:
- O que ele disse?
A advogada respondeu:
- Ele disse que não tem medo de viado e que você não é macho o bastante para puxar o gatilho.
4-Colaboração da Eliza Catanho

Juquinha e Boas Maneiras
Como todos sabem, piadas com Juquinha e Joãozinho são, quase sempre,
bem antigas, porém, estão sempre na ordem do dia.
Pois bem, durante uma aula de boas maneiras, a professora pergunta a Carlos:
- Se você estivesse namorando com uma moça fina e educada e, no decorrer do jantar precisasse ir ao banheiro, o que diria?
- Segura as pontas aí minha gatinha, que eu vou dar uma mijadinha e volto logo, responde o aluno.
- Isso seria uma grosseria sem tamanho, uma completa falta de educação, responde a professora que, em seguida, dirige-se a outro aluno:
- Fernandinho, como você agiria nessa situação?
- Me desculpa, preciso ir ao banheiro mas já volto.
- Melhor, mas é desagradável mencionar o banheiro durante as refeições.
E você Joãozinho, seria capaz de usar a sua imaginação para, ao menos uma vez, mostrar boas maneiras?
- Eu diria: minha princesa, peço licença para me ausentar por um momento, pois vou estender a mão a um grande amigo que pretendo apresentar-lhe depois do jantar.

Colaboração do Adamilton Melo
TPM em 4 fases
(Procura-se a autoria para entregar o Nobel)
Segundo a visão masculina, dividiu-se a TPM em 4 fases principais:
*Fase 1 - a Fase Meiguinha*Tudo começa quando a mulher começa a ficar dengosa, grudentinha.
Bom sinal? Talvez, se não fosse mais do que o normal.
Ela te abraça do nada, fala com aquela vozinha de criança e com todas as palavras no diminutivo.
A fase começa chegar ao fim quando ela diz que está com uma vontade absurda de comer chocolate.
O que se segue, é uma mudança sutil desse comportamento, aparentemente inofensivo, para um temperamento um pouco mais depressivo.
*Fase 2 - a Fase Sensível*Ela passa a se emocionar com qualquer coisa, desde uma pequena rachadura em forma de gatinho no azulejo em frente à privada, até uma reprise de um documentário sobre a vida e a morte trágica de Lady Di.
Esse estágio atinge um nível crítico com uma pergunta que assombra todos os homens, desde os inexperientes até os mais escolados como o meu pai:
- Você acha que eu estou gorda?
Notem que não é uma simples pergunta retórica.
Reparem na entonação, na escolha das palavras.
O uso simples do verbo 'estou' ao invés da combinação 'estou ficando', torna o efeito da pergunta muito mais explosiva do que possamos imaginar.
E essa pergunta, meus amigos, é só o começo da pior fase da TPM. Essa pergunta é a linha divisória entre essa fase sensível da mulher para uma fase mais irascível.
*Fase 3 - a Fase Explosiva*Meus amigos, essa é a fase mais perigosa da TPM.
Há relatos de mulheres que cometeram verdadeiros genocídios nessa fase.
Desconfio até que várias limpezas étnicas tenham sido comandadas por mulheres na TPM.
Exagero à parte, realmente essa é a pior fase do ciclo tepeêmico.
Você chega na casa dela, ela está de pijama, pantufas e descabelada.
A cara não é das melhores quando ela te dá um beijo bem rápido, seco e sem língua.
Depois de alguns minutos de silêncio total da parte dela, você percebe que ela está assistindo aquele canal japonês que nem ela nem você sabem o nome.
Parece ser uma novela ambientada na era feudal.
Sem legendas...Então, meio sem graça, sem saber se fez alguma coisa errada, você faz aquela famosa pergunta: 'Tá tudo bem?'
A resposta é um simples e seca: 'Ta' sem olhar na sua cara.
Não satisfeito, você emenda um 'Tem certeza?', que é respondido mais friamente com um rosnado baixo e cavernoso 'teenhoo.'. Aí, como somoslegais e percebemos que ela não tá muito a fim de papo, deixamos quieto e passamos a tentar acompanhar o que Tanaka está tramando para tentar tirar Kazuke de Joshiro, o galã da novela que...
- Merda, viu!? - ela rosna de repente.- Que foi?
A Fase Explosiva acaba de atingir o seu ápice com essa pergunta.Sem querer, acabamos de puxar o gatilho. O que se segue são esporros do tipo:- Você não liga pra mim!
Tá vendo que eu to aqui quase chorando e você nem pergunta o que eu tenho! Mas claro!
Você só sabe falar de você mesmo!Ah, o seu dia foi uma merda?
O meu também! E nem por isso eu fico aqui me lamuriando com você!
E pára de me olhar com essa cara! Essa que você faz, e você sabe que me irrita!
Você não sabe! Aquele vestido que você me deu ficou apertado! Aaaai, eu fico looooouca quando essas coisas me acontecem!Você também, não quis ir comigo no shopping trocar essa merda!
O pior de tudo é que hoje, quando estava indo para o trabalho, um motoqueiro mexeu comigo e você não fez nada! Pra que serve esse seu Jiu Jitsu? Ah, você não estava comigo?
Por que não estava comigo na hora? Tava com alguma vagabunda?
Aquela sua colega de trabalho, só pode ser ela.
E nem pra me trazer um chocolate! Cala sua boca! Sua voz me irrita! Aliás,vai embora antes que eu faça alguma besteira.
Some da minha frente!Desnorteado, você pede o pinico e sai. Tenta dar um beijinho de boa noite e quase leva uma mordida.
*Fase 4 - a Fase da Cólica*No dia seguinte o telefone toca. É ela, com uma voz chorosa, dizendo que está com uma cólica absurda, de não conseguir nem andar.
Você vai à casa dela e ela te recebe dócil, superamável.
Faz uma cara de coitada, como se nada tivesse acontecido na noite anterior, e te pede pra ir à farmácia comprar um Atroveran, Ponstan ou Buscopan pra acabar com a dor dela.
Você sai pra comprar o remédio meio aliviado, meio desconfiado
'O que aconteceu?', você se pergunta. 'Tudo bem'.
Você pensa: 'Acho que ela se livrou do encosto'. Pronto! A paz reina novamente.
A cólica dobra (literalmente) a fera e vocês voltam a ser um casal feliz.
Pelo menos até daqui a 20 dias...

ADENDO DO LEITOR
P.S.: O PIOR NÃO É ISSO, O PIOR É QUE ELAS ESTÃO LENDO ISTO E ESTÃO DANDO RISADA!!! ESTÃO DIZENDO, SOU ASSIM MESMO, E DAÍ?

























































































































































































































































































































































Nenhum comentário: