(Criado em 01 de Julho de 2005)
Edição 71ª Ano 04





Tamiflu é o medicamento antiviral utlizado para o tratamento da gipe suína.
O anis estrelado é o extrato-base (75%) da produção do comprimido Tamiflu.
O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Runsfield).
Cerveja fortalece os ossos das mulheres
Pesquisa aponta que hormônio presente na cerveja aumenta densidade óssea
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Extremadura, na Espanha, constatou que o fitoestrogênio, um dos principais componentes da cerveja, aumenta a densidade dos ossos femininos, prevenindo o organismo de doenças ósseas. A substância é um hormônio que tem ação semelhante ao do estrogênio no organismo feminino e pode ser encontrado em diversos alimentos como a soja e a cevada, por exemplo. Doenças ósseas como a osteoporose ocorrem em função da redução da densidade dos ossos, deixando o paciente mais suscetível à fraturas. O problema é mais comum nas mulheres durante a menopausa, pois nessa fase há uma baixa na produção do estrogênio e, consequentemente, um desgaste ósseo maior já que o hormônio é responsável pela proteção dos ossos.Para o estudo, foram recrutadas 1.700 voluntárias, com idade média de 48 anos. Todas eram consideradas consumidoras "leves" ou "moderadas" de cerveja, ingerindo cerca de 280 gramas da bebida por semana. Após a comparação entre o ultrassom das voluntárias, constatou-se uma maior densidade óssea nos dedos das mãos das mulheres que bebiam cerveja quando comparadas com outro grupo que não consumia a bebida. Os resultados foram comparados, levando-se em conta fatores como peso, idade e a quantidade de consumo de álcool.O hormônio evita a redução da densidade óssea, porém a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas também pode levar ao desgaste ósseo, por isso, os pesquisadores recomendam cautela na hora de consumir a cerveja. (Do site Yahoo)

-Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam: "Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não". Outros apostam: "Mal de Alzheimer".
Respondo, novamente: "Não". A cada negativa a turma espanta-se.
E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: diabetes descontrolado; infecção urinária; a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.Parece brincadeira, mas não é.
Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratamse com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.Insisto: não é brincadeira.
Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.Por isso, aqui vão dois alertas.
O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos.
Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam.
O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro.
Lembrem-se disso!Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos.
Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação.
Líquido neles e rápido para um serviço médico".
(Arnaldo Lichtenstein , médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Aniversariantes do Mês de Agosto (Continuação)


3- Dia 03-/09- Aniversário da senhora Melinha Rodrigues, viúva do tabelião Manoel Rodrigues, o padrinho (Recife)

2-Pierre Lucena, economista e, ex- secretário de educação adjunto, gestão do mano Éfrem Maranhão, concedeu ótima entrevista a Finacap -Consultoria Financeira de Mercados de Capitais. Sucesso!!



Inscrições até 21 /08 - Pilates no solo R$ 647, 00 em 3 vezes , no período de 28, 29 e 30 de agosto 2009- Pilates no Aparelho Reformer R$ 1.385 em 6vezes, no período de 21 a 25 setembro de 2009
RPG /RNM -Inscrições até 30 de setembro de 2009 Módulo I de 28/11 a 05/12
17- No dia 31/07- O Colunista Social João Alberto Martins Sobral, recebeu uma belíssima homenagem do Diário de Pernambuco, pela passagem dos 40 anos de sua Coluna Diária, e, no mesmo jornal, o mais antigo da América Latina em circulação, com vários depoimentos de personalidades de todo segmento da nossa Sociedade Pernambucana, e, com o João é muito querido e prestigiado , foram necessários dois cadernos especiais para contar a sua trajetória, foi muito emocinante! Claro que eu lhe prestei uma singela homenagem, como sua amiga e fã de carteirinha, na seção de Cartas. Os deputados Augusto Coutinho e Teresinha Nunes foram requerentes na Assembléia ,e, foram concedidos os votos de Aplauso. Parabéns Amigo!! Sucesso!!


25- A fisioterapeuta Ana Lúcia Dutra , envia notícias de Paris, onde passará dois meses, com a filha, genro e neta, que residem na cidade luz. Aproveita para circular pela Europa.Está adorando!!!

29- Nasceu também Alice, filha da delegada de polícia Simone Aguiar , fruto do seu segundo casamento, ela tem um casal, e, trabalhou no gabinete do secretaria de educação do estado, gestão Éfrem Maranhão. Benvinda!!(Foto de mãe e filha à esquerda)
João Alberto Martins Sobral, 40 anos de profissão, um marco no jornalismo pernambucano! O fato de ter exercido a sua profissão no mesmo jornal , já é um fato histórico e marcante também para o no nosso querido DP!
João Alberto, homem de bem, um profissional competente,responsável, de seriedade, culto,eclético,respeitado querido por seus colegas e por toda nossa sociedade.
No decurso de sua carreira, recebeu várias premiações, condecorações, e, também foi agraciado com Títulos,entre eles, o de "Cidadão Pernambucano".
Mantém com sucesso a sua Coluna Social no DP, que já faz parte do nosso café da manhã, onde ele prima pela boa informação, fatos inéditos, onde destaca e promove os acontecimentos de todos os segmentos sociais .Também comanda com maestria há alguns anos o seu "Programa João Alberto" , hoje na TV Clube, aos sábados, com a audiência fiel, e, obteve a sua maior consagração ao lançar o seu livro:" Sociedade Pernambucana", que acontece com sucesso há 26 anos, e tornando-se o maior acontecimento social no Recife, aonde com seu grande prestígio, com o apoio do nosso Diário de Pernambuco, que reúne governantes, toda sociedade , o mundo de políticos, jurídicos, medicina, empresários, intelectuais, enfim toda a sociedade em seus diversos segmentos.
Parabéns João Alberto! Parabéns DP! Sucesso ! Deus abençoe sempre!
2-Uma honesta menina de sete anos admitiu calmamente a seus pais ,que Luís Miguel havia lhe dado um beijo depois da aula.- 'E como aconteceu isso?' Perguntou a mãe assustada. - 'Não foi fácil mamãe, admitiu a garotinha, mas, três meninas me ajudaram a segurá-lo'.
3-Um dia, uma menina estava sentada observando sua mãe lavar os pratos na cozinha.
De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos que sobressaíam entre a sua cabeleira escura. Olhou para sua mãe e lhe perguntou:- 'Porque você tem tantos cabelos brancos, mamãe?A mãe respondeu:- 'Bom, cada vez que você faz algo de ruim e me faz chorar ou me faz triste, um de meus cabelos fica branco.'A menina digeriu esta revelação por alguns instantes e logo disse:- Mãe, porque TODOS os cabelos de minha avó estão brancos?'
(Colaboração da Rosângela Miranda)