quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Nossas Raízes
(Criado em 01 de Julho de 2005)
Edição 71ª Ano 04




Editorial

Amigos e Familiares, estamos no mês de agosto, o mês da vocações sacerdotais,e da Assunção de Nossa Senhora ,para alguns o mês do Desgosto, confesso que ele me trás muitos momentos felizes, mas, alguns tristes , saudosas lembranças , e,algumas mortes. Ainda tem a gripe suina, uma pandemia...Mas, acredito que todos os meses acontecem coisas boas e más. Nesse mês completei meus 59 anos, e, levei um susto, o meu plano de saúde até o mês passado , eu pagava R$ 458,00 , agora passou para R$ 808,00 ; um verdadeiro absurdo, e, a explicação é que mudei de faixa, agora estou na faixa dos idosos, isso acontece em todo Brasil , infelizmente. O povo não tem a quem recorrer, quando estamos envelhecendo, tudo encarece, e, saibam que o meu plano é regional.
A terceira idade, a boa idade ,é desprestigiada e desrespeitada , nosso idoso sofre muito, além de receber os valores da aposentadoria muito baixos, e, algumas pessoas que recolhiam o INSS, no teto , hoje, ganham três salário mínimos, tudo isso é muito lastimável! (Fotos à esquerda acima: Ingrid com os pais e,o mano Jonas; abaixo tia Analgasina,com suas filhas: Graça, Mércia e Aeralzina, os filhos Geraldo e Vicente com a mulher Rineida). Fotos à direita : acima Jeff, o médico Bartô, Cynthia e Luciana, abaixo: Dorinha, Rosânngela, Ingrid, Zé Manuel, Ana Lucila,João Dias, tias Maura e Melita). Seguimos então ,com os acontecimentos e comemorações do mês , e, as notícias que movimentaram nossa família e, também os nossos amigos queridos. Em setembro, no dia 11, a tia Analgasina de Aguiar Soares, tia Maninha, estará completando 95 anos de idade, ela é a mais velha representante da nossa Família Aguiar, ela foi parteira e, está lúcida. Que venha logo setembro...que chegue logo a Primavera! (Clique nas fotos que elas aumentam!)

Curiosidades
Remédio caseiro para Gripe Suina ( Nicinha Almeida)
Tamiflu é o medicamento antiviral utlizado para o tratamento da gipe suína.
Seu príncipio ativo é o Oseltamivir que tem sua origem em uma planta muito conhecida, o anis estrelado, veja abaixo.
O anis estrelado é o extrato-base (75%) da produção do comprimido Tamiflu.
O anis estrelado, amplamente cultivado na China, é o extrato-base (75%), da produção do comprimido Tamiflu, da Roche (empresa do antigo Secretário de Defesa dos EUA Donald Runsfield).
Mas, como é um pouco difícil encontrar o anis estrelado aqui no Brasil, podemos usar o nosso anis mesmo
a erva-doce - pois esta erva possui as mesmas substâncias, ou seja, o mesmo princípio ativo do anis estrelado, e age como anti-inflamatória, sedativa da tosse, expectorante, digestiva, contra asma, diarréia, gases, cólicas, cãibras, náuseas, doenças da bexiga, gastrointestinais, etc...
Seu efeito é rápido no organismo e baixa um pouco a pressão, devendo ser feito o chá c/apenas uma colher de café das sementes para cada 200ml de água, administrado uma a duas vzs dia, de preferência após uma refeição em que se tenha ingerido sal.
Ajude a divulgar o uso da erva-doce como preventivo do H1N1, ou mesmo como remédio a ser tomado imediatamente após os 1ºs sintomas de gripe, pois seu princípio ativo poderá bloquear a reprodução do vírus e mesmo evitar seu maior contágio.
Porém, pouco ou nada adiantará utilizar a erva-doce após 36 horas do possível contágio pelo H1N1, pois a erva não terá mais força substancial p/bloquear a propagação do vírus no sistema respiratório.
Efeitos colaterais: pequena sonolência nas 2 primeiras horas - evitar dirigir e/ou operar máquinas.
Obs:- O uso da erva-doce é alternativo e poderá ser até eficaz, mas não substitui a assistência médica necessária. (Donald Runsfield compra 90% da produção mundial do anis estrelado da China, desde 1997, qdo surgiram os primeiros casos de gripe aviária H5N1 (uma das variáveis do H1N1)

Cerveja fortalece os ossos das mulheres
Pesquisa aponta que hormônio presente na cerveja aumenta densidade óssea
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Extremadura, na Espanha, constatou que o fitoestrogênio, um dos principais componentes da cerveja, aumenta a densidade dos ossos femininos, prevenindo o organismo de doenças ósseas. A substância é um hormônio que tem ação semelhante ao do estrogênio no organismo feminino e pode ser encontrado em diversos alimentos como a soja e a cevada, por exemplo. Doenças ósseas como a
osteoporose ocorrem em função da redução da densidade dos ossos, deixando o paciente mais suscetível à fraturas. O problema é mais comum nas mulheres durante a menopausa, pois nessa fase há uma baixa na produção do estrogênio e, consequentemente, um desgaste ósseo maior já que o hormônio é responsável pela proteção dos ossos.Para o estudo, foram recrutadas 1.700 voluntárias, com idade média de 48 anos. Todas eram consideradas consumidoras "leves" ou "moderadas" de cerveja, ingerindo cerca de 280 gramas da bebida por semana. Após a comparação entre o ultrassom das voluntárias, constatou-se uma maior densidade óssea nos dedos das mãos das mulheres que bebiam cerveja quando comparadas com outro grupo que não consumia a bebida. Os resultados foram comparados, levando-se em conta fatores como peso, idade e a quantidade de consumo de álcool.O hormônio evita a redução da densidade óssea, porém a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas também pode levar ao desgaste ósseo, por isso, os pesquisadores recomendam cautela na hora de consumir a cerveja. (Do site Yahoo)

Colaborações:

Desidratação na 3ª idade ( Zorilda Catanho Bezerra, é aposentada)
-Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam: "Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não". Outros apostam: "Mal de Alzheimer".
Respondo, novamente: "Não". A cada negativa a turma espanta-se.
E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns: diabetes descontrolado; infecção urinária; a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.Parece brincadeira, mas não é.
Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos. Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratamse com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.Insisto: não é brincadeira.
Na terceira idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.Conclusão: idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.Por isso, aqui vão dois alertas.
O primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos.
Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam.
O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro.
Lembrem-se disso!Meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos.
Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que esses sintomas sejam decorrentes de desidratação.
Líquido neles e rápido para um serviço médico".
(Arnaldo Lichtenstein , médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O SILÊNCIO DA POESIA

No último dia 22 a Poesia emudeceu e chorou em Caruaru com o falecimento do seu representante maior: poeta Rafael dos Santos Barros, porque, quando há um momento intenso de dor e de partida só o Silêncio tem a palavra.Foi uma perda irreparável para todas as áreas literárias, pois ele atuava como pedra fundamental sendo poeta, compositor, cordelista, acadêmico, incentivador do desenvolvimento literário em nossa cidade e como amigo, pessoa simples e cordata que sempre acrescentava algo novo e bom onde quer que estivesse.Uma lacuna que não será preenchida! O nosso mundo literário está de luto! Nós ficamos órfãos com a falta do grande mestre! Mas, Deus achou que sua nobre missão já estava cumprida e o chamou para o coro celestial da perfeição divina.”Rafael” já é nome de anjo e com certeza estará no céu encantando os demais com sua lira.Sempre que se pensou em poemas, em recital, em qualquer forma de expressão poética, o primeiro nome que nos vinha à memória era o do grande poeta Rafael Barros com seu trabalho monumental, pois ele naturalmente nos brindava com sua imensa produção de sonetos que encantaram e continuarão encantando aos seus indiscutíveis fãs e discípulos.Em todos os finais de ano recebíamos seu cartão de Natal com poemas belíssimos e cheios de fraternal carinho.Sua presença nos eventos culturais era indispensável.O Jornal Vanguarda vem há anos, editando pérolas de sua lavra, especialmente nos Cadernos Natalinos, onde ele presenteava à população versos maviosos que guardaremos com saudade, em nossos arquivos como relíquias. Sua sensibilidade e perfeição foram realmente impressionantes.Membro da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, Academia de Cordel, Rotary e outras entidades, foi um exemplo de companheirismo e dedicação. Fundou a Casa da Poesia da qual será seu eterno presidente pelo pioneirismo e empenho que vivenciou em todo esse longo tempo como caruaruense de coração e pelo amor que ofertou à essa terra que lhe adotou como filho muito amado.No sesqüicentenário da cidade, ele foi um dos homenageados com louvor e merecimento. No Festival do Maior Cordel do Mundo, no Alto do Moura, ele estava lá dando sua valorosa colaboração aos jovens e futuristas Herlon Cavalcanti, Rogério Meneses, etc. Nas canções que Onildo Almeida gravou sobre Mestre Vitalino ele deixou memoráveis e emocionantes composições.Encontraremos a presença do poeta Rafael numa obra profícua e um cabedal imenso que contribuirá também para as novas gerações.Sua família, que tanto amava, soube dividir com nós outros, os dons artísticos que Rafael recebeu do Criador e hoje agradecemos essa dádiva, quando expressamos nossos pêsames irmanados na mesma despedida.Seu legado permanecerá presente, vivo, porém mudo, sem a voz do poeta, sem sua presença e calma, sem sua elegância e fineza, sem seu perfil de predestinado, sem o calor humano que irradiava e a leveza de suas declamações.Por isso repito que: sem o poeta, tristemente, a Poesia silencia. ( Malude Maciel -Acadêmica da ACACCIL



Aniversariantes do Mês de Agosto (Continuação)


1- Dia 17/08- Seria Aniversário natalício de tia Zezinha, Maria José de Aguiar Souza

2- Dia 18/08- Aniversário da Colunista Social Paula Imperiano, da Folha de Pernambuco (Recife)

3-Dia 21/08- Aniversário da poetisa Ivanise Reatto ( Limeira-SP)

4- Dia 21/08- Aniversário de falecimento do tio Amaro Oliveira, marido da saudosa tia Terezinha de Jesus Aguiar Oliveira. (2005)

5- Dia 22/08- o1 mês do falecimento do Almir Damasceno de Santana, pai dos meus sobrinhos.

6- Dia 24/08- Aniversário de 92 anos da tia Adá, Adalgasina de Aguiar Melo (Recife)(Foto dela à esquerda acima)

7- Dia 24/08- Aniversário da prima decoradora Rosinete Sheppa, Netinha, filha da tia Zezinha (Recife)

8 -Dia 25/08- Aniversário de 81 anos da tia Melita , Mª Carmelita de Aguiar Tavares (Olinda)(Foto dela à direita acima)

9 -Dia 27/08- - Dia do Psicólogo

10- Dia 27/08- Aniversário da estatística Rosa Maria Santana (Recife)

11 -Dia 27/08- Aniversário do cardiologista Marcos Seixas (Recife)

12-Dia 27/08- Aniversário da administradora Ilka Souza (Inglaterra)

13- Dia 28/08- Aniversário da engenheira Raquel Nóbrega , filha de Leomar (Rio de Janeiro)

14- Dia 28/08- Aniversário da prima pedagoga Mª do Socorro de Aguiar Moura, filha da tia Adá, Adalgasina Melo ( Recife)

15- Dia 29/08- Seria Aniversário natalício da tia Menininha, Adelaide Aguiar Brito.

16- Dia 30/08- Aniversário do primo empresário Adamilton Aguiar Melo, filho da tia Adá , Adalgasina de Aguiar Melo(Recife)

17- Dia 31/08- Aniversário do rapazinho Leonardo, filho dos médicos Cantídia e Sílvio Lítvin (Recife)

18- Dia 31/08- Aniversário do primo autonomo Iran Buarque Aguiar, filho de tia Nilva ( Olinda)

Aniversariantes de Setembro


1- Dia 01/09- Aniversário do primo Lucas, filho da psicóloga Maria Helena e Sereu, neto da Carmelita e bisneto da tia Dida , Cândida Lins (Recife)

2-Dia 02/09- Aniversário do estudante Lucas Fernandes Batista, filho da psicóloga Ana Valéria Dias Fernandes, neto do meu marido (Recife)

3- Dia 03-/09- Aniversário da senhora Melinha Rodrigues, viúva do tabelião Manoel Rodrigues, o padrinho (Recife)

4- Dia 03/09- Aniversário da executiva Sandra Quintela Aguiar, mulher do primo Irani Buarque Aguiar, filho da tia Nilva Aguiar (Maceió)

5-Dia 04/09- Aniversário da prima professora Mª Carmelita Lins Rezende, filha da tia Dida, Cândida Aguiar Lins (Olinda)

6-Dia 04/09- Aniversário da amiga e ex aluna Eliane Reubens (Olinda)

7- Dia 04/09- Aniversário do garoto Lucas Manoel, filho do primo Leandro ,neto do primo Leonel Tavares e bisneto da tia Melita, Carmelita Tavares (Olinda)

8- Dia 04/09- Aniversário da delegada de polícia Simone Aguiar (Recife)

9- Dia 04/09- Aniversário da prima executiva Erika Medeiros, filha prima Amélia e neta da prima Dorinha Aguiar Medeiros (Olinda) Ela foi a primeira a dar a luz a tetraneta da Família Aguiar e 1ª bisneta da Dora)

10- Dia 05/09- Dia do Irmão

11-Dia 05/09- Aniversário da amiga Rosemery Moreno, filha da boliviana Mery (Rio de Janeiro)

12- Dia 07/09- Aniversário da prima executiva Solange Lago, filha da tia Lourdinha, Mª de Lourdes Aguiar Souza (Rio de Janeiro)

13- Dia 08/09- Aniversário do primo executivo Leonardo Coutinho D´Angelo ( Campina Grande-PB)

14-Dia 09/09- Aniversário da cardiologista Clébia Rios Ribeiro (Recife)

15- Dia 10/09- Seria Aniversário do meu avô materno José Moreira Aguiar (1978)

16- Dia 10/09- Aniversário da manicure Marlene Moraes (Recife)

17-Dia 11/09- Aniversário de 95 anos da tia Maninha, Analgasina de Aguiar Soares (Olinda)(Foto dela em destaque)

18- Dia 11/09- Aniversário do primo Igor Filho, neto da prima Lourdinha e bisneto da tia Tavinha, Otávia Aguiar (Paulista-PE)

19- Dia 12/09- Aniversário da prima universitária Amanda, filha do primo Iran Aguiar e neta da tia Nilva, Iranilva Buarque Aguiar (Olinda)

20- Dia 13/09-Aniversário do urologista Marcílio Machado (Recife)

21- Dia 14/09- Aniversário da prima administrativa Valéria Vanda Heitor de Medeiros, filha do primo falecido Miguel, neta da saudosa tia Zazá, Aexalgina Aguiar de Medeiros (Recife)

22- Dia 16/08- Aniversário do primo bancário Robério Souza, filho da saudosa tia Zezinha Aguiar (Jaboatão dos Guararapes)

23- Dia 17/09- Aniversário de 01 ano da minha sobrinha -neta Iana Carolina Santana Souza, filha da minha sobrinha Ana Carolina e neta da minha irmã Ana Zoraide Maranhão (Cupira-PE)

24- Dia 17/09- Aniversário do comerciante Isnaldo Cândido Souza, marido da minha sobrinha Ana Carolina, pai de Ítalo e Iana (Cupira-PE)

25- Dia 17/09- Aniversário do primo assessor parlamentar Luís Henrique de Aguiar Brito, filho da saudosa tia Menininha, Adelaide Brito (Olinda)
(Parabéns a todos os que fazem aniversários e,minhas orações para os que já partiram)

Acontece...Aconteceu...Fique por dentro....
1- O almoço em comemoração aos 15 anos da prima Ingrid, aconteceu no Buffet , no Jardim Atlântico, em Olinda, ela é filha da pedagoga Ilka e do funcionário público Adilson Farias, e neta da tia Nilva, Iranilva Buarque Aguiar, foi um sucesso, a turma jovem compareceu em peso,e, não foram apenas familiares, a galera curtiu bastante, com direito a banho de piscina, brincadeiras o tempo inteiro, além do bolo, fotos e o tradicional parabéns!! Foi um sucesso!! (Foto à esquerda) da Ingrid com avó materna Iranilva, a mãe Ilka, as tias maternas :Ilza, Ivana e Ilva Buarque Aguiar).

2-Pierre Lucena, economista e, ex- secretário de educação adjunto, gestão do mano Éfrem Maranhão, concedeu ótima entrevista a Finacap -Consultoria Financeira de Mercados de Capitais. Sucesso!!

3- A prima agronoma e phd, Maria do Carmo Catanho Lyra, montou seu apto , ela estava acostumada a morar só; 04 anos na Espanha, 01 ano no México... já estava na hora mesmo de sair da casa dos pais: Zildete e Eldoro Lyra, precisa de mais privacidade mesmo!!! Boa sorte!!!

4- A prima funcionária do judiciário Malu Catanho Lyra, filha da prima Zildete e Eldoro Pereira Lyra, casou-se com o administrador de empresas Carlos Eduardo Falcão, optaram por não fazer festa, compraram um belo apto! Felicidades!!!

5-A prima Zildete Catanho Lyra, se submeteu a uma cirurgia na mão, já tirou o gesso e está bem! Ela e o maridão Eldoro Lyra, comemoraram 45 anos de casamento, comemoração dupla em família o casório da Malu e as Bodas de Safira!! Parabéns!!!(Foto à esquerda do casal)

6- Dia 06/08- A tia Iranilva Aguiar, a tia Nilva, seguiu para a Rússia em viagem de lazer, ela já deu quase a volta ao mundo, adora viajar, desde que ficou viúva do meu tio Bartolomeu Aguiar, aproveita bem a sua vida,e, os seus 75 anos. Retornará ao Brasil ,no dia 23/08. É isso aí tia, aproveite!!!

7-O casamento civil da arquiteta Cynthia com o designer americano Jeff, foi muito bonito, ela é filha de Amyrthes e Astor Moraes Rego, sobrinha do meu marido; segundo os familiares e amigos do Brasil e dos Estados Unidos. A galera curtiu muito. Os familiares de lá com os que foram daqui do Brasil , se divertiram muito , mataram saudades de muitos anos, os daqui , ainda ficaram por mais 15 dias por lá e ,aproveitaram bem!! Em janeiro acontecerá a cerimonia religiosa em Olinda. Muito Legal! (Foto à direita:em pé: médico Bartolomeu Jr, a noiva Cynthia, Amyrthes, um amigo, prima enfermeira Patty e o marido Christopher, os executivos: Arnaldo e a mulher Tatiana, sentados: o noivo Jeff, o viúvo de Ayrthes,o engenheiro Dudley, e, Luciana , mulher do Bartô).

8- Está acontecendo em Porto de Galinhas-PE, a Fliportinho, até o dia 22/08, esse ano trará o cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Monica. É uma grande feira de livros , palestras, lançamento e concursos direcionado às crianças, está sendo um sucesso, apesar o do medo da gripe suina !

9-A prima farmacêutica Aexalgina Tavares Rocha, já retornou do Piauí com marido e filhos, hoje, o maridão também farmacêutico José Arimatéa Rocha, foi entrevistado no Bom Dia Pernambuco, da TV Globo,e, deu show, ele é superintendente da Farmácia do Governo Estadual. Legal!!! ( Foto à esquerda do casal com a filha Aline)

10-Dia 07/08- Minha prima Hélia Sheppa, que é jornalista fotógrafa, e trabalha no Jornal do Commércio do Recife, seguiu de férias para o Havaí. Ela é filha da prima Netinha e do Silvestre Sheppa. Aproveite bem!!

11-Quem passou uma semana por aqui no Recife, foi o primo advogado Geraldo de Aguiar Soares, que reside em Ubatuba-/São Paulo. Filho da tia Analgasina de Aguiar Soares, curtiu bem a família, pois há mais ou menos 15 anos, ele não vinha ao Recife. Pena que não o encontrei!Valeu!!(Foto dele está acima, com mãe e manos no aeroporto)

12-A fisioterapeuta Aurinete Percínio, retornou da Turquia, passou uma semana no Recife. Ela reside em São Paulo capital, visitando a família e, deu uma força, a mana dela Ailza, éstá hospitalizada há mais de um mês, continua no Hospital dos Servidores-PE. Ailza é mãe da minha sobrinha Magda Maranhão. Valeu!!

13- Dia 05/09-A fisiterapeuta Célia Cunha, estará seguindo para China, aonde fará outra especialização. Ela é diretora do Centro de Estudos, FIRVAL, em São José dos Campos São Paulo ,e, comunica os novos cursos do Centro para fisioterapeutas de todo Brasil. (http://www.firval.com.br/)
Inscrições até 21 /08 - Pilates no solo R$ 647, 00 em 3 vezes , no período de 28, 29 e 30 de agosto 2009- Pilates no Aparelho Reformer R$ 1.385 em 6vezes, no período de 21 a 25 setembro de 2009
RPG /RNM -Inscrições até 30 de setembro de 2009 Módulo I de 28/11 a 05/12
Módulo II de 28 a 27 de fevereiro de 2010 - R$ 2.330,00 , em até 8 vezes.

14- A farmacêutica Beatriz e o marido engenheiro José Tarcísio Sitônio, receberam familiares para um jantar comemorando o retorno do Canadá, do filho José Joaquim ,que estava em intercâmbio escolar. Bia é filha de Lourdinha Heráclio Ferreira e sobrinha de Geralda Farias.

15- Dia 16/08- A arquidiocese de Recife e Olinda, já tem novo arcebisbo Dom Fernando Saburido, é pernambucano , já está sendo chamado de Dom da Esperança. Seja benvindo Dom , traga união e paz ao clero e ao povo de Deus!!

16-Dia 21/08- A desembargadora Margarida Cantarelli, receberá o título de cidadã portiguar, em Natal -RN,. Ela é uma mulher admirável , dinânica e competente!!!! Parabéns!! (Foto dela à direita)

17- No dia 31/07- O Colunista Social João Alberto Martins Sobral, recebeu uma belíssima homenagem do Diário de Pernambuco, pela passagem dos 40 anos de sua Coluna Diária, e, no mesmo jornal, o mais antigo da América Latina em circulação, com vários depoimentos de personalidades de todo segmento da nossa Sociedade Pernambucana, e, com o João é muito querido e prestigiado , foram necessários dois cadernos especiais para contar a sua trajetória, foi muito emocinante! Claro que eu lhe prestei uma singela homenagem, como sua amiga e fã de carteirinha, na seção de Cartas. Os deputados Augusto Coutinho e Teresinha Nunes foram requerentes na Assembléia ,e, foram concedidos os votos de Aplauso. Parabéns Amigo!! Sucesso!!

18- A prima executiva Rosângela e o maridão comerciante de pastelaria José Manuel Miranda, passaram o final de semana p.p. em João Pessoa, capital vizinha , tem praias lindas! Legal!!

19- Registro o falecimento no início de agosto da senhora Maria José Ferreira, mãe da saudosa amiga Carminha Lins da Procap-Ufpe, ela estava doente há algum tempo. Nossos sinceros pêsames a família!!

20-Lamentamos o falecimento do senhor Antonio Mota Melo, pai da executiva Joana D`arc Melo, mãe dos primos Diogo e Isabela, filhas do primo Adamilton Aguiar Melo, ele estava internado há mais de 01 mês, ontem foi a missa de sétimo dia! Um amigo da família, sr. Cláudio, prestou-lhe uma bela homenagem póstuma!

21- Com muito pesar comunico o falecimento do Almir Damasceno de Santana, ex-marido da minha mana Ana Zoraide Maranhão, pai dos meus sobrinhos Juan Pablo, Ana Carolina e Almir Jr. Ele estava bem grave na Uti. Ficamos muito abalados, pois ele últimamente se reaproximou dos filhos e de nossa família, um bom amigo!! Deus o tenha!!

22- Os arquitetos Andrea Melo e Romildo Rêgo Barros, estão muito felizes com a notícia da gravidez de 02 meses da , será o primeiro neto da amiga psicóloga Fátima Melo, que está radiante, ela mulher do comerciante aposentado Bartolomeu Melo, o enxoval está quase pronto, todos encheram o baby de presentes, no aniversário de Andrea dia 04 pp. Considero Andrea ,minha sobrinha! Parabéns!!!

23- Dia 23/08- O primo Manoel Leonel Tavares Neto, estará em Caruaru, disputando mais uma prova de automobilismo, ele foi vice- Campeão, no Campeonato de Turismo. Netinho é filho do primo Leonel Tavares e neto da tia Melita Tavares. Boa Sorte!! (Foto dele à esquerda com a filha Ayla)

24- Nasceu Marcele Estherfany, filha de administradora Mauri e do Maurílio Pereira, cunhada do meu sobrinho Juan Pablo Maranhão Santana. ( Foto de mãe e filha à direita)

25- A fisioterapeuta Ana Lúcia Dutra , envia notícias de Paris, onde passará dois meses, com a filha, genro e neta, que residem na cidade luz. Aproveita para circular pela Europa.Está adorando!!!

26- A colunista social Paula Imperiano, da Folha de Pernanmbuco, foi super parabenizada pelo seu niver no dia 18 pp. ela é super elegante, delicada,atenciosa, charmosa e competente,.Iniciou a carreira com o famoso João Alberto, hoje tem sua própria coluna! Sucesso!
27- Dia 20/08- A gentil e doce pesquisadora Maria Letícia Monteiro Cavalcanti, lançará o livro Histórias dos Sabores de Pernambuco, com mais de 100 receitas e curiosidades. Pesquisa de 30 anos. Ela é responsável pelo caderno de Gastronomia do jornal Folha de Pernambuco. O prefácio foi escrito por seu marido o famoso advogado Paulo Cavalcanti. Será às 18 horas no Museu do Estado. Sucesso!!

28- Quem está internado há mais de um mês no Hospital Albert Sabin, é o Murilo Dias Fernandes Brandão, tio do oncologista famoso Rogério Brandão, primo do meu marido. Deus lhe proteja!

29- Nasceu também Alice, filha da delegada de polícia Simone Aguiar , fruto do seu segundo casamento, ela tem um casal, e, trabalhou no gabinete do secretaria de educação do estado, gestão Éfrem Maranhão. Benvinda!!(Foto de mãe e filha à esquerda)

30- Quem esteve de férias em Recife, foi o Efrinho Maranhão Filho , que já regressou à São Paulo, onde cursa doutorado na FGV. Legal!!

31- No dia 18/09- Acontecerá o casamento religioso da prima jornalista Eliza com o Jessey Cahú, ela é filha da prima Zorilda Catanho Bezerra e do Humberto Bezerra i.m.. Ele é filho de Jaíra e Jessey Cahú i.m. Será na Matriz de N.Srª da Soledade. A cerimônia será apenas para familiares e amigos íntimos. Felicidades!!


Minha Homenagem ao Colunista João Alberto

( Publicado no Diário de Pernambuco,em 31/08/2009)
40 Anos de Jornalismo !
João Alberto Martins Sobral, 40 anos de profissão, um marco no jornalismo pernambucano! O fato de ter exercido a sua profissão no mesmo jornal , já é um fato histórico e marcante também para o no nosso querido DP!
João Alberto, homem de bem, um profissional competente,responsável, de seriedade, culto,eclético,respeitado querido por seus colegas e por toda nossa sociedade.
No decurso de sua carreira, recebeu várias premiações, condecorações, e, também foi agraciado com Títulos,entre eles, o de "Cidadão Pernambucano".
Mantém com sucesso a sua Coluna Social no DP, que já faz parte do nosso café da manhã, onde ele prima pela boa informação, fatos inéditos, onde destaca e promove os acontecimentos de todos os segmentos sociais .Também comanda com maestria há alguns anos o seu "Programa João Alberto" , hoje na TV Clube, aos sábados, com a audiência fiel, e, obteve a sua maior consagração ao lançar o seu livro:" Sociedade Pernambucana", que acontece com sucesso há 26 anos, e tornando-se o maior acontecimento social no Recife, aonde com seu grande prestígio, com o apoio do nosso Diário de Pernambuco, que reúne governantes, toda sociedade , o mundo de políticos, jurídicos, medicina, empresários, intelectuais, enfim toda a sociedade em seus diversos segmentos.
Parabéns João Alberto! Parabéns DP! Sucesso ! Deus abençoe sempre!



Piadas
Criança diz cada uma....(Colaboração da Lourdinha Aguiar Souza)
1-Uma menina estava conversando com a sua professora.A professora disse que era fisicamente impossível que uma baleia engula um ser humano porque apesar de ser um mamífero muito grande, a sua garganta é muito pequena. A menina afirmou que Jonas foi engolido por uma baleia.Irritada, a professora repetiu que uma baleia não poderia engolir nenhum ser humano; era fisicamente impossível.A menina, então disse:-Quando eu morrer e for ao céu, vou perguntar a Jonas. A professora lhe perguntou:- 'E o que vai acontecer se Jonas tiver ido ao inferno? A menina respondeu:- Aí a senhora pergunta

2-Uma honesta menina de sete anos admitiu calmamente a seus pais ,que Luís Miguel havia lhe dado um beijo depois da aula.- 'E como aconteceu isso?' Perguntou a mãe assustada. - 'Não foi fácil mamãe, admitiu a garotinha, mas, três meninas me ajudaram a segurá-lo'.

3-Um dia, uma menina estava sentada observando sua mãe lavar os pratos na cozinha.
De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos que sobressaíam entre a sua cabeleira escura. Olhou para sua mãe e lhe perguntou:- 'Porque você tem tantos cabelos brancos, mamãe?A mãe respondeu:- 'Bom, cada vez que você faz algo de ruim e me faz chorar ou me faz triste, um de meus cabelos fica branco.'A menina digeriu esta revelação por alguns instantes e logo disse:- Mãe, porque TODOS os cabelos de minha avó estão brancos?'

4-Todas as crianças haviam saído na fotografia e a professora estava tentando persuadi-los a comprar uma cópia da foto do grupo.- 'Imaginem que bonito será quando vocês forem grandes e todos disserem:
ali está Catarina, é advogada, ou também : Este é o Miguel. Agora é médico'.
Ouviu-se uma vozinha, vinda do fundo da sala.
E ali está a professora. Já morreu!!


(Colaboração da Rosângela Miranda)
1-Uma coca e um pastel

O padre estava atendendo no confessionário, quando deu nele uma daquelas inadiáveis vontades de ir ao banheiro.
Como as confissões não podiam ser interrompidas, ele chamou uma freira que passava por ali para substituí-
lo por alguns instantes.
Deixou com ela uma lista dos principais pecados e respectivas penitências.
A freira, muito solícita, concordou.
A primeira pessoa que se ajoelhou para ela atender, foi uma bichinha, que já foi logo confessando:
- Padre, eu pequei. A freira, engrossando a voz para se fazer passar pelo padre, disse:
- Qual foi o seu pecado, filho?
A bichinha respondeu: - Eu dei o..., padre...
A freira horrorizada foi procuror na lista de pecados, mas não encontrou nada sobre dar....
Sem saber que penitência deveria dar, pediu licença e saiu à procura do padre.
No caminho, encontrou o coroinha e perguntou:
- O que o padre faz para quem dá o ...?
O coroinha respondeu:
- Pra mim ele dá um Pastel e uma Coca!

2 comentários:

Anônimo disse...

O Jornal está muito bom mesmo!!! Olha que hoje de manhã cedo quando eu abri o meu email e vi o jornal, fiquei alegre, pois é através de suas noticias que eu fico informada de tudo que acontece com os nossos.
Que Jesus e Maria protejam sempre você.Um beijo grande e parabéns pelo Jornal.
Rosângela Aguiar

Anônimo disse...

Ana, parabens pelo jornal. sinto-me muito prestigiada em fazer parte dele. Conto com vocês na nossa cerimônia. Abraço. Eliza Catanho